quinta-feira, 25 de junho de 2009

A superfície pelo interior

É inacreditável a quantidade de pessoas que passam anos em igrejas evangélicas, mas, apesar disso, ostentam pouco ou quase nenhum entendimento da Palavra de Deus. Uma boa parte delas, mesmo conhecendo os 66 livros da Bíblia, não consegue extrair e utilizar seus reais significados. Em função disso, acabam privilegiando a superfície em detrimento do interior; as ações públicas em prejuízo do agir secreto; as roupas em contraposição à alma.

Absortas no provincianismo de suas comunhões, esquecem que Deus deseja, apenas e tão-somente, que nós O adoremos "em espírito e em verdade" (João 4:24), que façamos a Sua vontade, que passemos a viver com um coração verdadeiramente transformado.

Quantas pessoas, ditas crentes, não tomam um cálice de vinho, não ouvem música secular e, em casos mais extremos, não convivem bem com a felicidade, mas estão e andam com a mente mergulhada na pornografia, fazendo uso diário da mentira e tendo, no seu dia-a-dia, uma existência inteiramente dissociada do verdadeiro Evangelho de Cristo?

A Bíblia ressalta que as obras não salvam ninguém, mas, por outro lado, que a fé é morta se não caminhar ao lado das obras, frutos imediatos da convivência com o Espírito Santo. Como, então, conceber uma existência destituída de um coração generoso? como digerir uma caminhada cristã que não sofre com o sofrimento alheio, que não se alegra com as alegrias irmãs, que não se enternece com testemunhos que ressaltam o incrível amor de Deus?

Ser crente no vestuário, na forma de falar e no jeito de comer é muito fácil. Como costumam lembrar os articulistas evangélicos de plantão, não fumar e não beber são resquícios de inteligência, jamais de convicções espirituais. Muito mais abençoador, regenerador e transformador do que vivenciar "o jeito evangélico de ser" é andar em novidade de vida, respirar uma contínua adoração e se deixar qualificar pelo Evangelho de Jesus, que resgata-nos do egoísmo existencial e nos impinge o mais sincero sofrimento com as dores e lágrimas alheias.

Muitos homens e mulheres vão à Igreja todos os finais de semana, participam de grupos de estudo, não perdem a EBD, amam participar de vigílias, mas, apesar de todas essas coisas, tão importantes para as nossas vidas, ainda não perceberam que Deus só gostaria ouvir as batidas de um coração verdadeiramente capaz de amar.

2 comentários:

Marinho disse...

Alex, concordo em gênero, número e grau com você. Farisaísmo é pouco para essa gente.

Alex Malta Raposo disse...

Marinho, o fundamental é continuarmos orando por nós e por eles. Se não são esses, outros defeitos nos perseguem.