sexta-feira, 31 de julho de 2009

Uma linda igreja

No próximo dia 5 de agosto, minha querida Igreja Batista Lindinópolis completará 51 anos de existência. Singular para mim falar da Lindi (para os íntimos) porque foi lá que eu e Jeane começamos nossa caminhada cristã. Foi lá que o Evangelho da Graça passou a ser a nossa principal referência. Foi lá que aceitamos Jesus como nosso único e suficiente Salvador, descendo, meses depois, às águas batismais.

Ainda que um dia passemos a congregar em outra organização espiritual (se essa for a vontade do Pai), a Lindinópolis será sempre a nossa "igreja querida", aquela pela qual sempre nutriremos um carinho, um afeto, um sentimento especial. Nessa vida, como sabemos, muitas coisas podem ser quebradas, menos laços afetivos verdadeiros.

Como ensinam os mais antigos, a palavra “Lindinópolis” nos remete a concepção de uma “linda cidade”. Nada mais verdadeiro para uma igreja que nasceu com o objetivo de cuidar espiritualmente do bairro da Conquista, mas que, hoje, tem na sua relação de membros pessoas de praticamente todas as partes de Ilhéus. Lindinópolis. Igreja de cultos belíssimos (plástica e espiritualmente falando), igreja de tantos encontros com Cristo, igreja que tem aprendido a amar projetos missionários, igreja de projetos inovadores, igreja de momentos inesquecíveis, igreja voltada para fora.

Desde 1999, a Igreja Batista Lindinópolis é presidida pelo meu pastor (e amigo) Pedro de Jesus Chagas (como vocês podem ver, o sujeito é crente até no nome). No início de seu trabalho em Ilhéus, a Lindinópolis possuía pouco mais de 400 membros, número triplicado para os atuais 1.200. Como uma das marcas de seu ministério, nove anos atrás, a igreja realizou seu primeiro Encontro de Casais com Cristo (ECC). De lá para cá, vários outros encontros não só de casais, mas, também, de Jovens e de Amigos, foram realizados, alcançando e transformando a vida de centenas de pessoas.

“Uma igreja ativista”, como costuma definir o irmão Jorair Silva, não poderia deixar de criar e manter uma série de ações e projetos. O “Jesus Alegria que não se acaba”, por exemplo, que evangelizava no carnaval de Ilhéus, é um dos melhores exemplos dessa característica marcante. Nesse rastro ativista, temos ainda o “Vem Louvar Verão”, que, ano após ano, leva para a avenida Soares Lopes, durante a alta estação, cultos de louvor e adoração. Isso sem falar em intervenções sociais, como o Lindiviver e a promoção de cursos profissionalizantes voltados, também, para a comunidade em geral.

Para celebrar o aniversário de 51 anos, enfatizando as bênçãos recebidas e a missão histórica, visceral e congênita de proclamar a Palavra de Deus, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, esta linda aniversariante de meio século de existência estará promovendo uma série de conferências com o pastor Roberto Amorim, da Igreja Batista do Farol, de Maceió, Alagoas. Como sempre, os cultos serão marcados por coreografias e pela participação de corais. Além disso, no culto de domingo (9), que terá início às 19 horas, Pastor Pedro Chagas estará realizando batismos e celebrando a Ceia do Senhor. No dia 5, os parabéns não vão para o templo localizado no alto da Conquista, mas para cada um de nós que, ao longo dos anos, desde os tempos da barcaça, fizemos e continuamos fazendo, sob a orientação de Deus, a história desse lindo ajuntamento de pessoas.

2 comentários:

Jáder disse...

Olá Alex!
Parabéns pela iniciativa! Seja bem vindo à "blogosfera" cristã.
Estamos na trincheira. A luta é árdua, mas temos a certeza da vitória. Cristo já venceu a morte e ressuscitou!
O blog está muito rico, cheio de informações e bom gosto!
O Senhor te abençoe, a vc e sua família também!
Abração em Jeane!
Soli Deo Glorian!

Alex Malta Raposo disse...

Obrigado pela palavras de incentivo, Jáder. Como vc é blogueiro antigo (rs), conto com suas observações para que nós possamos melhorar este espaço e, assim, proclamar de forma ainda mais enfática a Palavra de Deus. Um forte abraço.