domingo, 6 de setembro de 2009

Para todos nós

Senti o desejo de escrever esse texto (antes que me joguem no mar da hipocrisia) para tirar dos meus ombros a possível percepção de que, eu, Alex Malta Raposo, já estou vivendo ou (em paisagens ainda mais desfocadas) que sou o único a viver o “verdadeiro evangelho” em todo o planeta Terra.

Não é por aí. Faço questão de adiantar que estou longe disso...

Esta página nasceu para socorrer o desejo de trazer para a minha vida os verdadeiros preceitos e propostas do Evangelho de Cristo, rechaçando, simultaneamente, o que é fruto da insanidade pura e simples, da interpretação equivocada e do fundamentalismo construído, individual ou coletivamente, para encobrir, mascarar e dissipar a falta de graça, de amor e de misericórdia.

Na fé, por mais incrível que pareça, precisamos adotar alguns cuidados para não auxiliar o enfraquecimento alheio. Muitas vezes, a afirmação ganha ares de arrogância, a convicção é vista pela lente do orgulho e a escolha, mesmo sublinhada pelo que há de mais simples, bonito e verdadeiro, reveste-se de um absurdo, incompreensível e inexistente resquício de superioridade.

Meu objetivo, ao criar esta página, foi, apenas e tão-somente, mostrar que o Reino de Deus é de uma simplicidade desconcertante. Que sua mensagem é direta, factível e palpável. Que o evangelho não traz, não acalenta e muito menos estimula esse aglomerado de distorções, miragens e retrocessos.

Por outro lado, ressalto que o material postado neste blog tem a mim como um de seus principais destinatários. Graças a Deus, continuo em processo de conversão. Se já não aqui, com certeza ali. E é assim que tem que ser. Perfeição só na Glória.

Pedro Chagas, pastor e amigo, costuma dizer que quando está no púlpito prega para ele e para a congregação, uma vez que a Palavra é de Deus e ele, como todos nós, também precisa ser alimentado. Nada mais verdadeiro. Precisamos ser, sem exceções, porta-vozes das ‘Boas-Novas’, anunciantes das verdades eternas, instrumentos do Pai para o surgimento de um mundo melhor.

Em muitas oportunidades, as pessoas acabam tendo uma relação conturbada com Jesus porque colocam no coração algo que só existe em suas mentes, mas que, em nenhuma hipótese, encontra aconchego nas Escrituras Sagradas. Contaminados pela necessidade pessoal de uma relação feita de sinais, de acontecimentos vertiginosos e de fantasiosos abalos sísmicos espirituais, acabam seguindo doutrinas pra lá de heréticas.

Em qualquer contexto, Jesus não pede sacrifícios, mas doação; não recruta escravos para cuidar da sua obra, mas pessoas compromissadas com ela; não sonha com religiosos, mas com adoradores; não se alegra com cumpridores da palavra literal, mas se regozija com amantes da palavra viva.

Cristo não está preocupado com o valor do seu dízimo, mas com a sinceridade da devolução; Ele não liga para o fato de você ouvir “Estrada do Sol”, mas se, em ouvindo, você consegue reconhecer nesta letra o Seu poder e a Sua criação. Da mesma forma, Jesus não está preocupado se você toma um cálice de vinho, mas se, em tomando, sua boca continuará sendo capaz de glorificar o Seu nome. Por fim, o Filho de Deus não registra quantas vezes você vai ao templo da sua igreja, mas todos os dias em que a sua existência foi um instrumento de glorificação.

O Pai eterno, querido irmão, está preocupado com os nossos corações, com as nossas escolhas e com as nossas caminhadas. É nesse evangelho que eu creio, é esse evangelho que eu amo, é esse evangelho que eu quero seguir até que Ele, finalmente, feche os meus olhos. Que o Deus único continue nos abençoando.

5 comentários:

Rafael Heleno disse...

Querido irmão,

Graça e paz.

Achei interessante a proposta do seu blog.

Realmente, hoje a igreja está vivendo um evangelho impregnado de apetrechos estranhos às boas-novas trazidas pelo Senhor Jesus.

Deus abençõe sempre o seu trabalho.

Misael Segredo disse...

Parabéns pelo texto.

Gostei muito do seu blog.

Andréa Machado disse...

Viver esse evangelho puro e genuíno continuará sendo difícil se tentarmos a partir da ótica das igrejas de hoje. Para experimentá-lo precisamos extraí-lo da Palavra e guardá-lo diretamente nos nossos corações. Valeu.

Patrício Figueira disse...

Na verdade, é muito fácil detectar o que vem da Bíblia e o que é fruto da loucura humana. O Espírito Santo está aí para nos ajudar nessa tarefa. Discernimento espiritual sempre.

Ednelson Rodrigo Sales Coelho disse...

Caro Alex, graça e paz!
Mano, cada dia vejo que as Palavras que Jesus estão se perpetuando em muito mas pessoas nesse mundo tão conturbado, onde a Verdade é mentira, e a mentira é a Verdade. Continue assim. Gostei de seu blog. Deus te abençoe.
Ednelson Coelho.
www.edmaisbom.blogspot.com