terça-feira, 24 de novembro de 2009

O príncipe dos pregadores

A vida, a história e o pensamento desse homem constituíram, sem dúvida alguma, um poderoso instrumento de Deus para o fortalecimento de Sua obra na Terra. Seus escritos, boa parte deles disponível na Internet, revelam um pouco da beleza desconcertante de seu testemunho, de sua incrível sagacidade e, sobretudo, de sua visão cristã.

Charles Haddon Spurgeon (1834/1892), mais conhecido como C. H. Spurgeon, foi um pregador Batista Reformado. Nascido em Kelvedon, na Inglaterra, converteu-se ao cristianismo com apenas quinze anos de idade. Um ano depois, pregou seu primeiro sermão. Meses mais tarde, tornou-se pastor de uma igreja batista em Waterbeach, Condado de Cambridgeshire. Aos vinte anos, foi convidado para ser pastor na capela de New Park Street, que mais tarde viria a chamar-se Tabernáculo Metropolitano.

Desde o início do ministério, seu talento para a exposição dos textos bíblicos foi considerado extraordinário por muitos. Sua excelência na pregação nas Escrituras Bíblicas lhe deram, inclusive, o título de ‘O Príncipe dos Pregadores’.

Eis alguns de seus trabalhos mais conhecidos:

• All of Grace — editado em português sob o título ‘Tudo pela Graça’
• Miracles and Parables of Our Lord — obra editada em três volumes
• Spurgeon’s Morning and Evening — livro de leituras devocionais diárias
• The Sword and The Trowel — revista mensal editada por Spurgeon
• The Treasury of David — comentário em vários volumes sobre os Salmos

Feita essa pequena apresentação para aqueles que ainda não conheciam C. H. Spurgeon, apresento uma compilação de algumas de suas muitas e intessantes pérolas.

"Uma pequena fé levará sua alma ao céu; uma grande fé trará o céu para sua alma."

"Tome cuidado apenas consigo mesmo, nossos piores inimigos estão dentro de cada um de nós”.

"Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento do amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje."

"Há pecado até na nossa santidade; há incredulidade na nossa fé; há ódio no nosso próprio amor; há lama da serpente na mais bela flor do nosso jardim."

"Todo cristão ou é um missionário ou é um impostor."

"A igreja deve atrair pela diferença e não pela igualdade".

"Aprenda a dizer não. Será melhor para você do que aprender latim".

"O diabo nunca inventou algo mais perspicaz do que sugerir à igreja que sua missão consiste em prover entretenimento visando ganhar as pessoas para Cristo".

"Aqueles que mergulham no mar das aflições trazem pérolas raras para cima".

"Nada deveria ser o alvo do pregador a não ser a glória de Deus através da pregação do evangelho da salvação".

"Somos constrangidos a pregar o evangelho, mesmo que nenhuma alma jamais seja convertida por ele; pois o grande propósito do evangelho é a glória de Deus, visto que Deus é glorificado mesmo naqueles que rejeitam o evangelho".

"Se quando eu chegar ao céu o Senhor me disser: "Spurgeon, quero que você pregue por toda a eternidade", responderei: "Senhor, dá-me uma Bíblia - é tudo de que preciso".

"Se formos fracos em nossa comunhão com Deus, seremos fracos em tudo".

"Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento".

"Muitos homens ficam de mãos vazias porque não conhecem a arte de repartir".

"A glória da Onipotência é atuar mediante improbabilidades".

"O amor é o uniforme de Cristo".

"Pecado e inferno estão casados, a não ser que o arrependimento anuncie o divórcio".

"Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que crê; quando ouvir uma notícia negativa, divida-a por dois, depois por quatro, e não diga nada acerca do restante dela".

"A inércia espiritual é nossa inimiga; Já uma tempestade talvez seja nossa amiga. Isso porque talvez a controvérsia provoque pensamento e, por meio dele, talvez venha a mudança espiritual necessária."

“O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice".

Nenhum comentário: