segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Reflexão anual

Toda vez que um Novo Ano bate à nossa porta somos convidados a congelar todas as ações e projetos para buscarmos o recolhimento. Esse é o melhor caminho para uma auto-avaliação honesta, uma vez que o silêncio interior e a paz espiritual são fundamentais para o êxito dessa empreitada. É um momento em que nos voltamos para nós mesmos com a finalidade de contruir uma cuidadosa reflexão acerca de tudo que passou. Uma radiografia do que deu certo, do que foi tentado, mas que acabou caindo no meio do caminho, e, finalmente, das coisas que ficaram por fazer.´

Mas as retrospectivas não são as únicas a permearem essa reflexão. Ela também é alimentada pelas perspectivas, pelas mudanças perseguidas e pelos sonhos ainda não materializados. Nesse ponto, vale considerar que não há nada de errado em sonhar com a aquisição de um bem material ou com a realização de um projeto qualquer. O problema é quando isso se torna uma obsessão, o centro da existência humana, a mola propulsora de nossas caminhadas. A Bíblia nos convida a ir muito além. Em Filipenses, 1:20, Paulo assevera: “a minha ardente expectativa e esperança é de em nada ser confundido, mas ter muita coragem para que agora e sempre, Cristo seja engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte”.

Por isso, tenhamos nos sonhos, nos projetos e nos desejos um pouco do que nos absorve aqui, mas muito, muito mais do que nos acolherá na eternidade. Mesmo havendo algo a pedir, sempre restará muito mais a agradecer. Obrigado, Pai, por tudo que temos, por tudo que somos e por tudo que, como teus instrumentos, temos o prazer, a alegria e o privilégio de realizar.

Desejo para cada um de nós um 2010 de muita saúde, paz e trabalho. Mas, sobretudo, um ano repleto da presença do Senhor. Que Ele, mais uma vez, nos acolha com a Sua imensa misericórdia e nos afague com o Seu amor incompreensível. Que em 2010 o Seu Santo Espírito prossiga falando aos nossos corações, endireitando as nossas veredas e nos afastando de todo e qualquer pecado. Um belíssimo 2010 para todos.

2 comentários:

Mariana Echants disse...

Alex e Jeane, que o nosso Deus abençõe ricamente a vida de vcs. E que esse espaço, instrumento do Senhor para abençoar outras pessoas, seja cada vez mais fortalecido. Beijo na Amandinha também. Rs. E um 2010 fantástico para todos nós.

Patrício Figueira disse...

Querido Alex, em 2010, Evangelho da Graça para todos nós. Que o Pai abençõe a vc e a toda a sua família. Obrigado, meu irmão.