segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Evangelho esquizofrênico

Certa vez, o Reverendo Caio Fábio definiu a banalização do ‘falar em línguas’ como uma ‘esquizofrenia do evangelho’, uma espécie de deturpação alucinógena da Palavra. Infelizmente, a formulação conceitual proposta por ele vem servindo para nomear inúmeras outras práticas presentes em diversos púlpitos e congregações deste país.

Vez por outra, ficamos sabendo de algum absurdo, de alguma nova espécie de insanidade levada a cabo por pessoas que não possuem nenhum compromisso com o Evangelho. O ministério dessas lideranças encontra-se ancorado no apelo fácil, no desejo de anestesiar consciências e na política do “pão e circo”.

A proposta é manter as pessoas no limite vertical de suas emoções. Uma espécie de transe que as afasta da realidade, dos seus problemas e, principalmente, da necessidade de perseverar na Palavra e no conhecimento do Senhor Jesus.

Entre as loucuras que vêm emergindo nos púlpitos brasileiros, merece destaque a já famosa ‘unção do pinto’. O ‘pastor’ pede para o sujeito ir a frente e, logo depois, abrir a braguilha da calça. Afogado por gemidos, gritos e ‘palavras estranhas’, o pinto da vez é ‘ungido’ para, finalmente, iniciar sua produção filial.

Além da ‘unção do pinto’, temos a prática de imitar animais (ação que humilha a principal criação de Deus), a disseminação da hipnose e o 'culto do gemido’ (onde as pessoas ‘gemem’ na presença de Deus e, com certeza, do cão também).

Dia desses, um conhecido foi a uma igreja de Salvador e saiu de lá mais incrédulo do que entrou. Entre as loucuras presenciadas, uma ficou para sempre na sua mente: a campanha ‘Traga 100 e ganhe 200’. Para cada 100 reais doados à igreja, o pastor orava e garantia que, no final do mês, iria aparecer na conta de cada participante o dobro desse valor. “O que mais me impressionou não foi nem tanto essa picaretagem. O mais assustador foi testemunhar uma histeria coletiva. Cada vez que uma pessoa que ia a frente com uma cédula de 100 reais, a congregação urrava e dava pulos de meio metro. Nunca vi nada igual”, comenta.

Só a título de ilustração e de forma sucinta, a esquizofrenia pode ser definida como um transtorno psíquico severo, caracterizado, classicamente, por uma coleção de sintomas variados que podem incluir alterações do pensamento, alucinações (sobretudo, auditivas), delírios e perda de contato com a realidade.

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”, Rm 12:1.

6 comentários:

Ev.Juliano Nunes disse...

Cuidado com suas palavravras pois nem tudo é o que parece e vc não é o dono da verdade e a propósito porque voce perde tempo comentando essas coisas e não vai anunciar a palavra lembre-se que um dia voce estará diante de Deus!!!

Jeane Ralile disse...

Juliano, creio que vc não compreendeu à proposta do nosso blog.

Não queremos, de forma alguma, ser donos da verdade: dela nós somos meros e felizardos conhecedores!

Contudo, a própria Bíblia nos alerta a estarmos atentos aos falsos ensinos, aos falsos profetas e aos mercadores da fé. A estes, Jesus chamou de "Sepulcros caiados" e "raça de víboras".

Creio que nós, como discípulos submissos ao Mestre, temos o dever moral e espiritual de denunciar absurdos heréticos que estão infestando à Igreja Cristã.

Silenciar-se diante dessa profusão de equívocos, blasfêmias e sandices é tão danoso quanto à sua prática. Disso também prestaremos conta a Deus!

Contudo, caso o irmão não tenha atentado, em todos os artigos, reflexões e demais materiais que disponibilizamos no blog, temos o cuidado de não adentrar no campo das ofensas pessoais ou de fazermos uso de palavras torpes. E mais: temos o cuidado de, acima de tudo, proclamar as Boas Novas do Evangelho e do ensino da sã doutrina.

No mais, estamos abertos a possíveis críticas e a eventuais retratações caso o irmão nos mostre, dentro da Palavra de Deus, respaldo para algumas das loucuras que vêm sendo cometidas, como as mencionadas no artigo em questão.

Que Deus o abençõe sempre, assim como tem feito ricamente conosco.

Larissa Ferraz disse...

Bela resposta, Jeane.

Concordo plenamente com o artigo.

Se Jesus criticou o farisaísmo de sua época, não vejo porque tenhamos que assistir passivamente a esse "show de horrores" apresentado em muitas denominações. Proclamar o Evangelho é um desejo presente no DNA de todo cristão. No entanto, deixar de denunciar esses absurdos, que enlameiam tudo que encontra-se assentado no Novo Testamento, é, além de uma traição às Boas Novas', lavar as mãos com o que andam fazendo com a fé dos irmãos mais incautos.

Parabéns.

Jair Macedo disse...

Também acho que o artigo está corretíssimo. Na minha visão, o autor foi até brando. Eu teria ido ainda mais fundo. Existem, infelizmente, coisas ainda piores que não podem ficar submersas. Precisam vir à tona!

Jeane Ralile disse...

Larissa, que bom "revê-la". Tentei responder à sua mensagem de final de ano no mural de recado do blog, mas o computador daqui de casa está meio doido (rss). Aproveito então essa oportunidade para lhe agradecer todo carinho que tem conosco e lhe desejar um 2010 muito rico de bençãos e abundante da presença do Senhor. Um grande beijo.

Larissa Ferraz disse...

Querida, obrigada pelo carinho.

Na verdade, eu é que tenho que agradecer por ter sido tão abençoada no ano passado por vcs.

Peço a Deus que, a exemplo de outras pessoas que também se dedicam a trabalhos como esse, vcs estejam sempre fortalecidos e revigorados para seguir nesta verdadeira missão de trazer para seus leitores tudo aquilo que Deus for colocando nos seus corações.

Beijo grande e, mais uma vez, um 2010 cheio de coisas boas e exageradamente marcado pela presença do nosso amado e maravilhoso Deus.