sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O amor personificado

Dar glória a Deus quando uma determinada bênção cai de pára-quedas nos quintais de nossas vidas é facílimo. Basta vontade, fôlego e disposição. Ainda que em momentos de distração, já vi até ateus agradecendo ao Criador por eventuais dádivas. O difícil é trilhar esse mesmo caminho quando Ele não responde nossas orações como gostaríamos ou quando permanece no mais profundo, desanimador e, porque não dizer, angustiante silêncio.

Temos a inclinação de nos relacionar com Deus exaltando os seus milagres, as suas bênçãos e as suas realizações, esquecendo, em muitas oportunidades, de glorificá-lo simplesmente pelo que Ele é: o amor personificado. Por isso, é preciso amá-Lo nos dias ensolarados, mas, também, durante as tempestades. É fundamental bendizer o Seu nome quando o pedido é atendido, mas, igualmente, quando ele é peremptoriamente negado. Caso contrário, não teríamos a fé como mola propulsora, mas uma mera, previsível e secular relação mercantil.

Não podemos estabelecer com Deus um relacionamento baseado apenas nos sorrisos, nas vitórias e nas conquistas. Se deixarmos isso acontecer, que ombro nos reconfortará nos dias tristes? De quem buscaremos direção quando a vida se transformar numa grande encruzilhada? Para onde iremos quando a noite pesada cair? De onde virá o estímulo para continuar?

Amemos a Deus pelo que Ele é; jamais pelas bênçãos derramadas.

Deliciosa a passagem em que Sadraque, Mesaque e Abednego, no Livro de Daniel, demonstram confiança total nos livramentos de Deus. Apesar da beleza dessa primeira afirmação, o que salta aos olhos é a declaração de amor ao Pai mesmo que Ele, naquele momento, decidisse não mover uma única palha para ajudá-los.

Idólatra, o rei Nabucodonosor manda fazer uma estátua de ouro e ordena que todos, indistintamente, adorem a imagem. Denunciados por alguns caldeus, Sadraque, Mesaque e Abednego são levados à presença do rei. Mesmo ameaçados de irem para a fornalha de fogo, eles fazem uma das declarações mais lindas de toda a Bíblia: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é quem nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei. Mas, ainda que não livre, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”.

Essa é a essência do verdadeiro amor por Deus. Aconteça o que acontecer, livre-nos ou não, derrame bênçãos ou feche as portas do céu, Ele será sempre o nosso Deus, o amor, o perdão e a misericórdia. Entendo que essa convicção é indispensável para plasmar a nossa fé e nortear a nossa vida cristã.

Por último, como sabemos, Sadraque, Mesaque e Abednego, além de passearem sobre o fogo na companhia de Jesus, saíram da fornalha inteiramente ilesos. Mais uma vez, o nome de Deus foi glorificado. “Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus”.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estimado irmão em Cristo, Alex Malta Raposo.

Shalom.

Esta mensagem revigora os ânimos.
Quão diferente das muitas mensagens mercantilistas de hoje.
Esta mensagem com certeza nos fará caminhar algumas milhas. A força desta comida nos fará ir mais além.

Jó 3:15 {Ainda que} ele me mate, nele esperarei; contudo os meus caminhos defenderei diante dele.

Igual a Jó ?

Creio ser impossível.

Porém, que o Deus das consolações nos dê forças para resistir firmes na fé independente das circunstâncias.

Parabéns pelo têxto que nos traz a memória o poder ilimitado do nosso Deus.

Fraternalmente em Cristo Jesus,

José Roberto Santana, 45 Pb.
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nas núvens"
Jesus prometeu. Ele virá e nos levará.

http://o-remanescente.blogspot.com

Kadu disse...

Alex, muito obrigado..., de tempos em tempos, escritos em escritos tenho a sensação que motivamos e somos resposta de Deus pra alguém, mesmo às vezes não tendo essa intenção, e isso me fascina nessa blogosfera..., esse seu texto é mais uma parte das coisas que Deus tem me falado nesses últimos dias!
Obrigado meu querido!!
Abraço!

Maicon disse...

Belíssimo texto.

E melhor ainda o blog.

Parabéns.

Josué Fontello disse...

Esse é um dos grandes desafios do povo de Deus. Amá-lo sem interesses, sem esperar bens materiais, sem condicionar nossa fidelidade aos bons momentos. Amá-lo apenas pelo que Ele é. O Deus eterno, o Deus da nossa salvação.