sábado, 2 de janeiro de 2010

Um Salmo para 2010

Se o Senhor for o teu pastor...Não te faltará descanso... Pois Ele te fará deitar em verdes pastos! A Lei Mosaica estabelecia que o dia de descanso era o último da semana (Sabath). Primeiro vinha o trabalho, depois o repouso. Davi inverte isso propositadamente. Como que por uma inspiração profética, antevendo a Era da Graça, quando o descanso viria em primeiro lugar. Não foi em vão que os cristãos primitivos elegeram o domingo, o primeiro dia da semana, como o Dia do Descanso, o sabath cristão. Não se trata de mero ócio, mas de uma postura espiritual, onde se cultiva a total dependência da graça divina, em vez de creditar nossas realizações aos esforços pessoais. Isaías, o profeta da Era Messiânica, diz: "Em vos converterdes e em repousardes está a vossa salvação, no sossego e na confiança está a vossa força" (Isaías.30:15).

Porém, este descanso se dá quando somos levados aos pastos verdejantes. Atentemos para o fato de que Davi está desenvolvendo uma analogia, onde Deus é o pastor, e nós Suas ovelhas. As ovelhas costumam descansar no mesmo lugar onde se alimentam. Elas se deitam sobre a comida. Não aceitam capim arrancado pelo pastor, quer estejam ainda verdes, ou já secos. Elas se alimentam do capim extraído diretamente do solo.

Assim, da mesma forma, só encontraremos descanso quando bem alimentados com a Palavra da Vida. Como disse Jesus:"Nem só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus".Temos, portanto, que examinar a procedência daquilo com que temos alimentado a nossa alma. Não podemos deixar que ninguém rumine por nós. Temos que extrair nosso alimento diretamente do solo. Para isso, devemos nos debruçar sobre as Escrituras, sempre na dependência do Espírito Santo. Isso não significa que não necessitemos de orientação espiritual. Ela é indispensável, como veremos a seguir. O papel dos líderes/mentores é tão somente expor o alimento, a verdade, mas deixar que a ovelha pense por si mesma.

Se o Senhor for o teu pastor...Não te faltará tranqüilidade...

Pois Ele te guiará às águas tranqüilas e refrigerará a tua alma, te fazendo recobrar as forças. Jesus não nos coloca numa canoa furada! Não nos leva às águas turbulentas, mas às águas da serenidade. Ninguém suporta viver sob pressão o tempo inteiro. Precisamos de refrigério que só as águas do Espírito Santo podem nos proporcionar. Aos que vivem sob a égide do estresse, Cristo convida: "Vinde a mim os que estais cansados, sobrecarregados, eu vos aliviarei". Não te faltará retidão de caráter e decisões acertadas. Ele te guiará pelas veredas da justiça por amor ao Seu nome. Que teu propósito para o novo ano seja errar menos e acertar mais. Para isso, não faça nada sem antes consultá-lo em oração. Ele te guiará os pés pelas sendas da ética e da justiça. Lembre-se: para Ele, o que vale não é o que "dá certo", e sim o que "é certo". Submeta todas as suas decisões ao escrutínio da Lei Suprema do Amor. E que assim, tua vida renda louvores ao nome de Deus. Que façamos jus ao título de "cristãos".

Também não te faltará momentos perigosos... Mas ainda que tu enfrentes a possibilidade da morte repentina, não terás medo, porque Deus está contigo. E em face às ameaças, o Bom Pastor sairá em tua defesa com Sua vara. E se porventura caíres, Ele te socorrerá com Seu cajado. O cajado é uma haste cumprida, em cuja ponta há uma curvatura desenhada anatomicamente para socorrer a ovelha quando houver caído em algum abismo. Tampouco te faltará correção, pois a mesma vara usada para afugentar os lobos, é usada para disciplinar a ovelha rebelde. Jamais te esqueças que Deus corrige aqueles que ama (Hb.12:6). E a disciplina aplicada por Deus é sempre motivada pelo amor. Deus jamais sente raiva dos Seus filhos! Ao discipliná-los, Deus simplesmente permite a eles colherem o que semearam. Portanto, sejamos mais responsáveis e menos inconseqüentes.

Por outro lado, também não te faltará inimigos... Isso mesmo. Inimigos. Eles ajudam a compor o cenário de tua vida e enriquecem tua biografia. Não te faltará nem inimigos declarados, nem inimigos disfarçados de amigos. Não faltarão traições, conspirações, falsidade. Porém, Deus te preparará um banquete na presença de todos eles. E sabe pra quê? Pra que tu compartilhes com eles o teu pão. Lembre-te: Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber (Rm.12:20). Desta forma, cumpre-se o que está escrito: "Sendo os caminhos do homem agradáveis ao Senhor, até a seus inimigos faz que tenham paz com ele." (Pv.16:7). E não duvide de que Ele é capaz de transformar inimigos em amigos leais pra toda a vida.

Não faltará unção sobre ti, nem vinho em teu cálice. Teus inimigos e amigos serão testemunhas de quando Deus te ungir a cabeça com óleo, e fizer teu cálice transbordar. Sabedoria e alegria te arrebatarão. Sabedoria pra discernir cada novo momento de tua vida e alegria e entusiasmo para superar os momentos difíceis, e desfrutar os momentos de realização plena. Estejas certo que a bondade e o amor de Deus estarão em teu encalço todos os dias de 2010, e pelo resto de tua vida. E estejas onde estiveres, o Senhor será a tua habitação para sempre. Por Hermes Fernandes. Reflexões baseadas no Sl 23.

6 comentários:

JOÃO JOAQUIM MARTINS disse...

Leia o Livro do Espirito Santo Verdadeiro para que possa acompanhar a vontade de Jesus Cristo em nossos dias.Está gratuitamente disponibilizado na internet.

Alex Malta Raposo disse...

Obrigado pela dica, querido.

Forte abraço.

Jeane Ralile disse...

Como assim? Livro do Espírito Santo Verdadeiro? E existe Espírito Santo Falso? ou é Espírito de Deus ou não é! E qual seria esse livro se não a Bíblia, a própria Palavra de Deus revelado ao homem? E o porquê da recomendação? O irmão viu algo no texto ou no blog que distoe da Bíblia? Sinceramente não entendi nada...

Alex Malta Raposo disse...

Nem eu...

Mas, de qualquer forma, agradeci pela participação do irmão. Rs.

Pr. Gualter Guedes disse...

Meu amado irmão estou seguindo o seu BLOG.... e foi muito bom ver o Rev. Caio Fábio novamente palestrando.... que saudade!!!! para mim um dos grandes pensadores que o Brasil tem.... um abraço pr. gualter

Alex Malta Raposo disse...

Pastor Guedes, concordo plenamente com a sua opinião. Caio Fábio é uma referência, gostem ou não dele. Obrigado pela visita e pelo comentário. E, lógico, por passar a seguir a nossa página. Forte abraço.