quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Os trouxas de Jesus

Perplexidade. Esse foi o sentimento que tomou conta de mim ao tentar digerir esse vídeo. Em primeiro lugar, por uma questão de coerência e fidelidade ao passado, devo confessar que já fui muito abençoado pelas reflexões realizadas pelo Pastor Silas Malafaia. Houve um tempo em que não perdia o Programa "Vitória em Cristo", transmitido (salvo engano) pela Rede TV.

Apesar de seu estilo histriônico de pregar, sempre achei o Pastor Malafaia extremamente coerente, sensato e equilibrado. No entanto, com todo o respeito que eu ainda tenho por ele, ficou impossível concordar com uma linha de pensamento tão canhestra, espúria e absurdamente contrária ao Evangelho.

Lembro-me perfeitamente de uma mensagem em que ele dizia mais ou menos o seguinte: "Deus pode até te abençoar com bens materiais. Mas isso não pode ser a principal expectativa de ninguém. A única coisa que, verdadeiramente, devemos esperar de Cristo é a nossa salvação. O resto é soberania de Deus".

Uai! o que foi que aconteceu? Por que o sermão mudou tanto?

Neste vídeo, para nosso espanto, Silas diz, com todas as letras, que "quem oferta simplesmente porque ama a Deus, sem esperar colher nada depois, é trouxa". Dá para entender isso? Dá para relevar uma loucura dessa? Nós devemos ofertar, sim, por amor a Deus. Essa deve ser a nossa principal motivação.

Sabem qual era o versículo usado pelo pastor Malafaia quando, tempos atrás, refletia sobre a Teologia da Properidade? I Coríntios, 15:19. “Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

Que doutrina é essa, então, que ele passou a ensinar no púlpito?

No final, Silas entorna o caldo de vez ao afirmar que "quem investe na igreja de Deus deve colher bênçãos materiais". Para essa insensatez, só me resta lembrar Gálatas 1:8. "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema".

Por fim, faço questão absoluta de ressaltar que este blog não nasceu, não existe e nem é alimentado para fomentar dissensões entre irmãos. Todavia, não há como manter-se na comodidade da omissão quando o Evangelho do Senhor é cruelmente vilipendiado.

8 comentários:

Larissa Ferraz disse...

Alex,

concordo plenamente com vc. Também já assisti a várias reflexões feitas por ele.

E, em todas elas, o pastor Malafaia sempre detonou a Teologia da Prosperidade.

Mudou a doutrina? ou mudou o homem?

Como nós conhecemos Gálatas 1:8, temos absoluta convicção que mudou o homem. Um absurdo.

Parabéns pelo post.

Anderson Pinho disse...

Dá nojo ver esse vídeo.

Principalmente, para quem já leu e ouviu os sermões do antigo Pastor Silas Malafaia, agora discípulo fiel de Morris Cerulo.

Nada mais a declarar.

Marques Vidal disse...

O interessante é que muitos líderes, diante da necessidade de expor uma mudança de pensamento (nem vou questionar os motivos), tentam fazer isso de forma sutil.

O que me expanta em Silas é que a exposição está se dando (me perdoe a expressão) de forma desavergonhada, explícita.

Já tinha assistido a esse vídeo. Infelizmente, resolvi ver de novo aqui e senti, mais uma vez, o estômago revirar. Abjeto.

Tuca Marambaia disse...

Grande Alex,

Conheci o seu blog através do Genizah. Muito legal.

Não tem o humor do Genizah, nem a acidez da Nani, ou a agressividade do Pulpito Cristão, mas abençoa pela seriedade, correção e diversidade de temas abordados.

Parabéns.

Mesmo eu sendo um subversivo de carteirinha e detestar blog politicamente correto, gostei muito do seu 'cafofo'.

Com relação a esse cara, querido, sinceramente, nem vale a pena.

Carlos Alberto disse...

Quer conhecer um homem? Dê poder, influência e dinheiro a ele.

Maria Bela disse...

Ah, mas ele tá na dele, né?

Colocando esses absurdos assim, de forma tão cínica e agressiva, vcs acham que ele tá preocupado com a gente?

Jáder disse...

Olá meu irmão!
Perdoe-me a demora, mas andei longe do blog durante esses dias.
Providenciarei que sua solicitação seja atendida, pois Anderson é o responsável pelas alterações no blog.
Obrigado pela atenção e parabéns pelo post.
Vamos juntar tesouros nos céus. "Misericórdia quero e não holocaustos".
Deus te abençoe, a você e sua família!
Um abraço!

Martinha disse...

Gostei muito do seu post, Alex. Concordo plenamente. Acho que a indústria dinheirista está tomando conta de muitos espaços da nossa igreja. É simplesmente lamentável.