segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Um show de idolatria



Evito abordar certos assuntos no Evangelho da Graça por entender que a maioria deles não abençoa ninguém. Não consigo entender, por exemplo, o que pode haver de edificante nas futricas travadas nos bastidores (às vezes, nos púlpitos mesmo) por determinados líderes da ainda chamada ‘Igreja Evangélica Brasileira’. Fulano disse “isso” e, imediatamente, Beltrano respondeu “aquilo”. Como costuma dizer um dos meus sobrinhos, ‘me economizem’. Quem gosta de ler esse tipo de coisa, realmente, terá que procurar outro blog ou site.

No entanto, apesar de também não gostar de um outro tipo de postagem (aquela que mostra os absurdos, invencionices e desatinos de muitos líderes e denominações), não tenho como ficar impassível quando vejo coisas como essa. Nada contra a pessoa, nada contra a igreja em questão. A crítica vai, única e exclusivamente, para a prática, para a situação, para a ausência de compromisso com o que se encontra na Bíblia.

No episódio retratado pelo vídeo postado logo acima, o apóstolo Valdemiro Santiago, líder da Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD), incentiva, ou pelo menos não se importa, que as pessoas o toquem. Aparentemente, o fato acontece quando Santiago sai de um culto e entra numa espécie de corredor polonês. Nos dois lados do corredor, inúmeras pessoas se esforçam para tocá-lo e, assim, “receber suas bênçãos”. Lembro de algo parecido quando Elvis Presley terminava seus shows. Na maioria das vezes, o cantor norte-americano tinha que sair do palco direto para sua limusine. No trajeto, entretanto, muitos de seus fãs conseguiam tocar o seu rosto, seu cabelo ou seu macacão. Relatos dão conta de que os ‘sorteados’ ficavam vários dias sem lavar as mãos.

Será que acontece o mesmo com os “tocadores de Valdemiro”?

“E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado. Este ouviu falar de Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado, disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou. Quando as multidões viram o que Paulo fizera, gritaram em língua licaônica, dizendo: os deuses, em forma de homens, baixaram até nós. [...] Porém, ouvindo isto, os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgando as suas vestes, saltaram para o meio da multidão, clamando: senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles” (Atos 14, 8-15). Por que as coisas não podem ser assim?

Como escreveu Nani, no seu Nani e a Teologia, “existem problemas tanto no comportamento dos fiéis quanto no de Valdemiro. Com relação aos fiéis, pelo menos nesse vídeo, fica nítida uma disputa por tocar no líder religioso. Como se o homem em questão tivesse o poder curativo de Deus em seu corpo. Como se o fiel fosse uma tiete que pega em seu ídolo. Algo muito próximo da idolatria. Só que com um ídolo que anda e fala em um show religioso. Com relação a Valdemiro, o problema está nessa euforia em torno de sua pessoa, e que ele não combate. Obviamente, existe um incentivo a pensarem que o poder curativo estaria nele e não em outra igreja, mas isso é explicado pela concorrência religiosa atual e Deus está bem longe de tudo isso”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Irmão Alex Malta Raposo
A Paz do Senhor Jesus Cristo.

Obrigado pelos votos de bênçãos para o Ano Novo.
Também oro ao Deus das consolações esteja de forma marcante tanto em sua vida quanto na dos seus familiares.
Que a nossa vida seja gasta nos comentários que se seguirão.
Gastos em prol do reino de Deus e na ajuda aos amados irmãos em Cristo Jesus que seguem para o encontro do grande dia. "arrebatamento".

Fraternalmente em Cristo Jesus

José Roberto Santana. 45 Pb.
Min. Ass, de Deus de Cubatão -SP
Um dos remanescentes lutando para ser achado fiel no grande dia "encontro nos ares"

Jesus prometeu. Ele virá

Glantery Pacheco disse...

Parabéns pelo blog e, principalmente, pela coragem de abordar temas controvertidos, mas que, sem dúvida, precisam ser colocados na grande 'mesa cristã'. Abraços afetuosos.

Tanelice Barroso disse...

Deu para perceber. rs. Achei estranho. Mas, falando do que interessa, esse povo tá brincando com Deus. Todavia, o final dessa brincadeira será muito amargo. Só a misericórdia.

Alex Malta Raposo disse...

Em função de uma mudança na posição dos textos (haja vista, a programação automática de alguns artigos que acabou acontecendo somente depois do Natal em função de problemas com o Blogger), os presentes comentários são alusivos a "Reflexão anual".

Gilson disse...

Esses crentes parecem os católicos querendo tocar a "santa" durante uma procissão. Esse apostrofo não pode deixar esse povo saber onde ele faz suas necessidades biológicas, senão eles podem recolher para beber e até comer, quem sabe?